O que é maid café?

O que e maid cafe 2

Maid café é um estilo de cafeteria, criado no Japão, cujo objetivo é oferecer refeições com entretenimento para todos os seus clientes. Os alimentos servidos em um maid café são semelhantes aos servidos em outros restaurantes, sendo que seu principal diferencial fica por conta de suas atendentes especiais: as maids.

A ideia de maid é inspirada nas empregadas que trabalhavam em grandes mansões durante a Era Vitoriana. Com respeito e dedicação, essas empregadas procuravam servir aos donos da casa, seus mestres, da melhor forma possível, sempre tentando agradá-los, fazendo com que eles se sentissem felizes e relaxados ao voltar para casa depois de um longo dia. Ao serem repensadas pela cultura japonesa, foi adicionado a essas características das empregadas vitorianas o ‘moe’, palavra japonesa que remete a fofura.

Assim surgem as maids, atendentes alegres e gentis, sempre preocupadas com o bem-estar dos visitantes e sempre fazendo seu melhor para que todos tenham uma boa experiência durante a estadia no maid café. O principal objetivo das maids é que os visitantes possam viver um momento diferente do cotidiano, sentirem-se queridos, valorizados, e possam levar muitas lembranças felizes desse momento especial.

As maids estão presentes na cultura popular japonesa, aparecendo em diversos animes e mangás. Assim, entrar em um maid café é uma experiência única: os fãs podem sentir-se fazendo parte de um dos seus animes favoritos.

Como nos animes, os visitantes são chamados de mestres  e as maids os cumprimentam com “Okaerinasai mase goshujin-sama” (Bem-vindo mestre) ou “Okaerinasai mase ojou-sama” (Bem-vinda mestra). Durante o atendimento as maids conversam com os mestres sobre seus interesses, perguntam como está sendo seu dia, sempre procurando fazer com que eles se sintam em casa. Em sua estadia no maid café os mestres podem ter os pratos decorados pelas maids com seus temas prediletos e podem se divertir jogando com as maids algum dos diversos jogos disponíveis. Além disso, em momentos agendados os mestres podem assistir à apresentações de dança e apresentações musicais realizadas pelas maids.

Antes de surgirem os maid cafés já existiam no Japão cafeterias com atendimento personalizado chamadas de cosplay café. Nessas cafeteria as atendentes vestem cosplays de diversos personagens de animes e mangás. O primeiro maid café foi criado em 2001 no bairro de Akihabara, em Tóquio. Chamado ‘Cure Maid Café’, o lugar procurava servir como um espaço em que os fãs de anime pudessem descansar e se reunir. Desde então muitos outros maid cafés foram criados tanto no Japão quanto em outros países, além de terem sido criados diversos estilos de maid café, cada um oferecendo um tipo de serviço especial. Um exemplo desses estilos é o maid café Nagomi, em que os mestres são tratados como os irmãos mais velhos das maids.

Os maid cafés são uma oportunidade para tirar as pessoas da correria do cotidiano e oferecer a elas uma experiência agradável, com a atenção especial das maids e refeições deliciosas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *